Construído e Idealizado, em parceria com o Ministério Internacional Canaã, tem como objetivo o bem-estar e em trazer esperança para todos que são beneficiados, o Projeto Boa Semente, desde 2021, visa auxiliar, acompanhar e oferecer orientação as crianças e dar suporte para minimizar suas necessidades e seu desempenho na Educação Básica onde há um número expressivo de crianças na comunidade, que apresentam dificuldade de aprendizagem na leitura e na escrita.
Com a lacunas de aprendizagem, fortemente agravadas após quase dois anos de ensino remoto e isolamento social, em consequência da Pandemia do Covid-19, onde há diversas pesquisas que comprovam que o índice de defasagem escolar médio, ou seja, a defasagem de conhecimento entre o conteúdo do ano escolar em que o aluno estava matriculado versus o conteúdo que ele efetivamente demonstrou dominar na avaliação, foram fortemente comprometidos e prejudiciais a classe estudantil, indicando que há muito trabalho a ser feito para recuperar a lacuna educacional gerada pelas desigualdades sociais aliadas ao período de pandemia.
Ao perceber a reclamação e insatisfação dos pais que frequentam Ministério Internacional Canaã, em relação ao retardo no aprendizado dos filhos, o Instituto Inorte, percebeu a necessidade de unir esforços para melhoria da aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino que frequentavam o Ministério, com isso sendo possível perceber a necessidade de mecanismos de apoio à aprendizagem para alcançarmos resultados mais eficientes daqueles alunos. Neste contexto, partindo da ideia da criação de um mecanismo de apoio ao aluno com dificuldades de aprendizagem, nasceu o “Projeto Boa Semente”.
Aproveitando o espaço doado pelo Ministério Internacional Canaã, o aluno teria, durante os sábados, apoio necessário para desenvolver uma melhoria em sua aprendizagem, onde o professor voluntário irá auxiliá-lo, utilizando diferentes metodologias de ensino.
Por se tratar de um empreendimento de alto custo operacional, as aulas são realizadas até então, somente aos sábados, utilizando-se de recursos doados, e professores voluntários, em sintonia com os anseios de uma sociedade que espera por uma formação de nossas crianças e adolescentes, acreditamos que nosso projeto vem de encontro às necessidades existentes e possibilitará o sucesso tanto dos nossos alunos como de nossa instituição.
As atividades educativas, acontecem todos os sábados de 8h30, sendo servido café da manhã, seguido de atividades recreativas, alongamentos, danças, em seguida são divididas em turmas pela faixa etária e nível
educacional para desenvolverem as atividades de reforço, finalizando as atividades às 11:30h da manhã. Tudo acontece na Quadra da Igreja Canãa, em Santana/AP, possibilitando as crianças o interesse pelo estudo com temas atuais e importantes para contribuir para melhoria da qualidade de vida familiar e social.
No primeiro semestre de 2022, são beneficiados 60 (sessenta) alunos, com faixa etária entre 5 a 14 anos, sendo ao todo, 50 (cinquenta) famílias beneficiadas com as atividades do projeto.
Nosso corpo docente atual, varia entre 10 a 15 professores, monitores e colaboradores, todos voluntários, que acreditam que o projeto é capaz de mudar vidas e histórias.
Todas as crianças e famílias, são de baixa renda e vivem em situação de risco, sendo a maioria moradas de bairros periféricos de Santana/AP, como Piçarreira, Ambrózio e comunidades próximas ao local de realização do projeto, sabendo dessas informações, final de 2021 e 2022, foram realizadas a distribuição de cestas básicas para as famílias e brinquedos para as crianças matriculadas no projeto, como uma forma de garantir um Natal mais tranquilo e alimentados.
Para 2023 e 2024, buscaremos formas de ampliar mais ainda, o acesso a inclusão, através do Projeto Boa Semente, assim o Instituto Inorte buscará para os próximos anos está centrado em propiciar aos nossos alunos a socialização da cultura, de criação e recriação de saberes e valores, de ampliação de conhecimentos, transformando nosso projeto numa referência para o Estado do Amapá, e sendo um grande parceiro no desenvolvimento escolar e educacional para quem tanto precisa.